Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A primeira igreja de Acaraú, consagrada como Nossa Senhora da Conceição, foi construída pelos próprios moradores da localidade. Era uma simples capelinha de taipa coberta de palha onde seriam realizados os atos de culto cristão. Antes da construção da capela os moradores pediram a presença do Padre Agostinho de Castro Moura, que  morava no povoado de Almofala, para sugerir o melhor local da construção do templo.  Segundo o livro “Município de Acaraú”, publicado em 1971, a capela foi levantada em 1749. O livro ressalta que na falta de documentos, as informações sobre a construção da primeira igreja de Acaraú foram colhidas de forma oral. Além disso, por ser um povoado situado em local ancoradouro à pequenas embarcações, que posteriormente se tornou porto, recebia um intenso fluxo de pessoas, o que contribuiu para a economia e um constante aumento dos moradores da Barra do Acaraú. Estes moradores necessitavam de um local onde os fiéis pudessem se reunir para o exercício da fé, dado o espírito religioso da época.
A partir do século XIX a capela foi substituída por uma construção de alvenaria, dai em diante passou por sucessivas reformas. Em 1902, na gestão do Padre Sabino de Lima, a igreja antiga foi destruída para dar lugar ao templo atual. Os ornamentos arquitetônicos foram realizados no período de 1943 à 1947 sob a responsabilidade do arquiteto Agostino Baume Odísio.
A Igreja Matriz mede 2.460 m² com área de cobertura de 1.150m². Sua torre central mede 45 metros, possui um enorme relógio de quatro mostradores e no alto pode-se ver uma bela escultura do Cristo de braços abertos. Seu carrilhão é composto por sete sinos, sendo que o maior deles pesa oitocentos quilos. No altar-mor a lâmpada do santíssimo é feita de prata e pesa cerca de 15 quilos.
Através da organizada Paróquia de Acaraú, a Igreja Matriz realiza muitos eventos religiosos durante todo o ano, reunindo sempre um grande número de fiéis, moradores de Acaraú e das localidades vizinhas. 

Deixe um comentário