Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Fachada da EAOTPS

A Escola de Artes e ofícios foi fundada em 2002, com a missão de realizar atividades de capacitação em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como de valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Ceará, ressaltando sua importância e relevo histórico cultural.

Para sediá-la, um belo casarão de procedência italiana, construído no período de 1924 a 1929, foi restaurado em 2001 por 60 jovens que formaram a primeira turma dessa escola. O curso de restauração do patrimônio arquitetônico, com especializações em Alvenaria Artística, Pintura e Carpintaria, dotaria os jovens aprendizes da primeira turma da Escola de Artes e Ofícios do conhecimento teórico e habilidades técnicas necessárias para trazer de volta o brilho e a beleza da antiga construção que serviu de residência à família de Thomaz Pompeu Sobrinho, engenheiro e antropólogo de rica e influente família do início do século XX em Fortaleza. Um criterioso trabalho recuperou características originais da edificação representativa do patrimônio arquitetônico da cidade de um período notadamente marcado pela influência da arquitetura europeia, sendo ela própria um exemplar característico do estilo Art Nouveau em Fortaleza.

Restaurada e adaptada aos novos usos, a Casa Thomaz Pompeu Sobrinho é um exemplo de que se pode preservar o patrimônio histórico cultural e, ao mesmo tempo, colocá-lo à disposição da população como organismo vivo em diálogo permanente com a cidade. Neste espaços onde são efetuadas trocas simbólicas e oferta das oportunidades de vivências, convivências, ensinamentos e aprerdizagens que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso povo.

A antiga residência do bairro Jacarecanga foi entregue à população no dia 18 de dezembro de 2002 para sediar o Centro de Restauro do Ceará, depois de concluídos os trabalhos de recuperação da edificação. Quase quatro anos se seguiriam até que a casa fosse devidamente equipada para funcionar regularmente como Escola de Artes e Ofícios; aberta ao público em 15 de maio de 2006 com uma aula inaugural. A partir dessa data, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EAOTPS associa a sua missão ao compromisso de contribuir com as políticas públicas do Estado do Ceará que buscam modificar os perfis de exclusão social.

Uma escola feita de sonhos e realizações

Sonhos, desejos e criatividade habitam os espaços das salas de aula, biblioteca de referência, ilha digital, refeitório, jardins e ateliês artísticos, antevendo novos tempos, construindo novas realidades. Assim, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EAOTPS, com a gestão do IACC – Instituto de Arte Cultura do Ceará e financiamento do Governo do Estado do Ceará, cumpre de modo concomitante o seu papel nas políticas públicas do Estado do Ceará de valorização do patrimônio cultural e de combate à pobreza. Oferecendo oportunidade de capacitação profissional para jovens e adultos, a EAOTPS garante oportunidades de geração de trabalho e renda, melhorando as condições socioeconômicas dos alunos, além de incentivar a continuidade e o bom rendimento na educação para jovens em idade escolar.

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho tem se consolidado enquanto centro de referência nacional em educação patrimonial voltado para a juventude. Na sua trajetória, já ofertou 252 cursos e oficinas, desenvolveu ações articuladas com 12 escolas, produziu 9 exposições de resultados, publicou a Revista Estojo 1a e 2a edições e gerou oportunidades de capacitação para mais de 5.000 alunos.

Com as ações de educação patrimonial e qualificação profissional desenvolvidas pela Escola, uma nova didática é gestada, novas sociabilidades são tecidas e os horizontes são ampliados. Todos aprendem e todos ensinam, criando novos modelos pedagógicos, novos códigos de convivência, novos significados simbólicos e novos modos de responder aos desafios do desenvolvimento com sustentabilidade.

Contatos

Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga – Fortaleza/Ceará
85 3238 1244 | eao@eao.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s