Rio Acaraú (Margem Esquerda)

“Tudo flui… Nenhum homem pode banhar-se no mesmo rio por duas vezes, porque nem o homem, nem a água do rio serão os mesmos” (Heráclito de Éfeso)

Essa frase me veio na memória quando eu estava transcrevendo as memórias , os depoimentos que ouvimos e os momentos que passamos nessa aventura através das vivências de gente comum de vida simples, com muita riqueza em história. E como uma mesma pessoa consegue captar elementos tão diferentes de seu meio seu cotidiano no decorrer da vida.

Como participante, para mim esse projeto teve seu maior sucesso principalmente porque os articuladores, professorese técnicos conseguiram demonstrar que nós também somos parte desse patrimônio com nossas lembranças e nossa percepção das mudanças que transformam o lugar num outro lugar.

A primeira entrevistada foi com um membro de nossa equipe, Renata da Silva Gomes, 24 anos, estudante de Saneamento Ambiental do Instituto Federal do Ceará ( IFCE). O local é a Margem Esquerda do Rio Acaraú , um espaço onde se realizam eventos, show, um lugar de muita importância para a jovem que na infância costumava vir com o pai e o irmão para brincar nas águas do rio. Ela lembra com saudade, das brincadeiras de pescar os peixes usando iscas de miolo de pão, mas depois devolver o peixe ao rio, e hoje, esse ambiente é ponto de encontro com os amigos, principalmente na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, próximo dali. E como estudante de saneamento ambiental, acredita que a situação atual de poluição no rio possa ser revertida. Quando perguntada o que o rio representa para ela define assim : “ Ele representa a minha história , onde estão partes da minha vida, e faz parte de quem sou hoje ’’.

(Texto de Natália Estevam, participante do PPT de Sobral)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s