A Ponte Metálica e seus Guardiões

A Ponte Metálica, que teve sua construção iniciada em 1902, e até 1940 desempenhou a importante função de porto marítimo da cidade, com embarque e desembarque de passageiros e cargas, ainda resiste.

Ponte dos Ingleses ou será Ponte Metálica? Enfim, o que sabemos é foi construída no inicio século XX com o objetivo de facilitar o embarque e desembarque de diversas mercadorias que aqui chegavam, as mesmas eram retiradas das embarcações com um guindaste movido a lenha. A desativação da ponte se deu por conta da necessidade de atender a navios de grande porte, já que ali havia uma limitação de até 8 metros de profundidade. O cais foi transferido para o mucuripe onde funciona até os dias de hoje (Porto do Mucuripe). Apos a mudança a estrutura foi perdendo sua aparência original transformando-se em ruínas e conseqüentemente a movimentação de pessoas foi diminuindo tornado se um lugar quase que solitário. Nos dias de hoje ainda podemos encontrar ali, alguns pescadores que pouco sabem sobre o lugar.

Passando por cima da ponte, pude notar que há uma linda paisagem ao redor daquelas ruínas. Um lugar bonito e ao mesmo tempo feio, contradições que também podem ser observadas nas palavras do pescador que diz estar ali para buscar tranqüilidade e não apenas o peixe, porém não recomenda o lugar para um passeio.

Por:  Helena Faustino,Jucileide Castro e Odete Silva , alunas do Patrimônio para Todos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s